Destaques | Dezembro

© Luísa Cativo

Duquesa @ Teatro de Vila Real, 4 de Dezembro

Depois de ter pisado o palco do Rock Nordeste em Junho com os Glockenwise, Nuno Rodrigues regressa a Vila Real, desta vez como Duquesa. Estaríamos a repetir todos os clichés possíveis se disséssemos que por uma noite será Verão em Dezembro. Também não estaríamos a mentir. Com um EP homónimo editado este ano pela NOS Discos, Duquesa canta a pop descomplexada da felicidade simples. Mais que um amor veraneante, que é como quem diz, mais que um projecto secundário, estas canções merecem toda a nossa atenção. Partilhemos o momento como quem partilha um gelado, este epicurismo é para ser dançado, de preferência acompanhado.

 

© Vera Marmelo

Jibóia @ Club de Vila Real, 12 de Dezembro

Também de regresso a Vila Real está Óscar Silva, ou Jibóia, se preferirem. Muito bem acompanhado por Ana Miró, traz até nós todas as fragrâncias de Badlav e mais algumas. Ainda a queimar nas mãos, o LP editado neste Outono consolidou um dos projectos mais suis generis da música portuguesa, muito para lá de um mero gabinete de curiosidades de sons do mundo oriental. Jibóia é um nome incontornável, desde os relatos que circulam de concertos incansáveis até ao artwork de Badlav, com as já icónicas fotos de Vera Marmelo—não há muito por onde fugir. As razões para faltar têm de ser muito, muito boas.

 

Norberto Lobo + João Lobo sexteto @ Teatro Municipal de Bragança, 17 de Dezembro

Tudo pode ser esperado do momento em que dois génios se juntam em palco. Desta vez, a comitiva cresce e Norbeto e João Lobo fazem-se acompanhar de mais quatro músicos. Mogul de Jade, o disco editado por ambos em 2013, dá o mote a uma noite que pode muito bem ser única. Não nos esqueçamos que é precisamente neste disco que Norberto e João chamaram uma faixa de Bragança. Temos de ser ascéticos no uso palavras, é praticamente impossível descrever o que um concerto destes pode ser. Talvez isto chegue para explicar o quão imperdível será o momento.

 

97989185_o

Festas de Inverno em Trás-os-Montes @ Vários locais, 25 a 29 de Dezembro

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje sugere um roteiro de festas tradicionais transmontanas e da galegas. Os destaques IP4 vão para as Festas dos Rapazes de Varge e de Aveleda, no distrito de Bragança. Os ritos preparatórios começam dia 24 e as festas estendem-se pelos dois dias seguintes, terminando só “quando as moças chegam, vem o bailarico, que se prolonga até à ceia gorda e terminará com umas tantas borracheiras”. Se ainda assim vos parece uma romaria qualquer, os caretos estão lá para provar o contrário.