Destaques | Fevereiro

Para encontrar a tabela de eventos selecciona Agenda no menu de navegação, em cima.

Dear Telephone

Dear Telephone, 28 de Fevereiro no Teatro de Vila Real

Começamos dia 7 com a estreia de Caso Hamlet, uma co-produção Peripécia Teatro e Teatro de Vila Real. Curiosamente, é também uma adaptação de um texto clássico de Shakespeare: o príncipe Hamlet procura vingança pela morte do seu pai às mãos do seu tio. Mas, conhecendo o trabalho do trio Peripécia, esta não é uma interpretação meramente trágica, mas antes uma performance enérgica, cativante e certamente povoada de humor inteligente.

A 10 de Fevereiro, também no Teatro de Vila Real, o Cinema sem Pipocas apresenta Abelhas e Homens (2012). O documentário suíço esteve nomeado para os Óscares como melhor filme estrangeiro e retrata a vida de colmeias na Califórnia, na Suiça, na China e na Austrália. A sua relevância, contudo, prende-se na reflexão à volta da aniquilação de muitas colmeias, da apicultura industrial e as consequências disso para a vida humana como a conhecemos, uma vez que, citando o filme, um terço dos nossos alimentos depende das abelhas.

No dia 14 a Casa de Seda em Bragança propõe Cultura alternativa com Ciência. Trata-se de um concerto de música clássica ao mesmo tempo que um cientista está presente para conversar sobre a física na propagação das ondas sonoras. É uma espécie de concerto consciente, onde a música pode ganhar uma dimensão curiosa e mais concreta. A entrada é gratuita.

Em Bragança, a 19, Ensemble Sociedade de Actores apresenta Madalena. Esta encenação revisita Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett e explora ainda mais a fundo a personagem de D. Madalena de Vilhena, submersa em superstições, terrores e devorada pela culpa. Esta adaptação evoca e maximiza a atmosfera negra e densa de Frei Luís de Sousa, com rock noise como banda sonora.

Mas Fevereiro fica especialmente marcado por uma parceria entre o Teatro de Vila Real e a Covilhete na Mão, trazendo à cidade alguns dos nome mais entusiasmastes da nova música portuguesa. Começa a 13 de Fevereiro, no Café-Concerto, com Jibóia a pôr à prova a capacidade do público se manter sentado perante o poderio das batidas aromatizadas com caril. Seguem-se os Peixe:Avião, que no dia 22 apresentam o excelente novo álbum homónimo no Pequeno Auditório do Teatro, depois de um final de ano que os confirmou como um nome de dianteira da música alternativa nacional. No dia 27, Alek Rein toma conta do Café-Concerto em formato banda, trazendo de novo ao frio povo transmontano uma psicadélia que aquecerá corações. Por fim, os Dear Telephone estarão no Pequeno Auditório no dia 28, trazem de 2013 o seu mais recente disco “Taxi Ballad” e vêm confirmar não só a enorme banda que são, mas também que este foi um mês bom demais.