previsões do Além
ilustração Mariana Pinhão

Horóscopo IP4 | Janeiro

Capricórnio, o signo do mês
Ouviste a tempestade há duas noites atrás? Era a ira de Deus contra os Capricórnios. Parece que ninguém está contente por seres o signo do mês, ainda por cima os planetas decidiram que vais ter sorte em todos os dias terminados em 7. O pior é que é sorte em tudo! Na carreira, finalmente vais conseguir aqueles cartões com teu nome, no amor uma celebridade mistério que sempre quiseste conhecer vai entrar em contacto contigo. E nem sequer vais enviar fotografias para o IP4 para começarmos uma secção cor-de-rosa. Como é que és capaz?

Horóscopo IP4 | Janeiro

Carneiro
Este é o mês em que vais para o Alvão às cinco da manhã quando o céu estiver limpo, olhas para as estrelas, sentes a brisa da montanha no pescoço e nas axilas, depois de semanas e semanas de conflitos podes finalmente descobrir a resposta para todas as tuas perguntas: Não.
Os planetas continuam a não gostar de ti, os desafios e acontecimentos inesperados persistem, isso pode ser bom se tiveres sede de adrenalina, mas a maior parte das vezes é só chato. Tens de ser paciência, a calma e a clareza voltam já no final de Janeiro, quando Vénus retomar o seu movimento.

Touro
Podes ter talento para manter a paz e o entendimento, mas ninguém é assim tããão simpático e, admite, até tu começas a ficar farto de seres sempre tão boa pessoa. Chateia-te mais!, precisas de ser mais irracional e dizer barbaridades de vez em quando, mostra ocasionalmente que não és um bichinho de pedra e também tens sentimentos como os humanos normais. O mundo em geral não quer saber, mas as pessoas que estão à tua volta provavelmente agradecem.

Gémeos
Não sabemos bem o que te aconteceu com a passagem de ano, mas ultimamente só pensas em dinheiro. Tudo na tua vida amorosa está relacionado com dinheiro, já para não falar da parte profissional. Esta tua obsessão pelo bling bling pode resultar se souberes geri-la, e vamos acreditar que sim, mas, aqui entre nós, nunca foste muito dado a cálculos e, provavelmente, em cinco dias de Janeiro, já foste às compras sete vezes.

Caranguejo
Em Janeiro estás sujeito às influências de uma aglomeração planetária: Plutão, Mercúrio, Vénus, Saturno e até o Sol. Se não tiveres cuidado, a tua vida pode tornar-se demasiado inesperada e precipitada. Além disso, esta pressão de influências vai mexer no passado e trazer de volta algum amor ou amigo que tinhas abandonado ou com quem tinhas perdido o contacto. Em resumo, vai ser um mês para tirares conclusões sobre ti mesmo e pela primeira vez na vida usares os teus poderes dedutivos.

Leão
É muito importante que te foques em ti mesmo, principalmente a partir de dia 11. Isto vai ajudar-te a seres uma pessoa mais racional e objectiva, alguém que privilegia a comunicação e a partilha de ideias. A menos que sejas já essa pessoa, e então não acontece nada em Janeiro. No amor, ouve o teu corpo com cuidado, há várias semanas que ele anda a tentar vingar no teatro de revista e nunca lhe prestas atenção.

Virgem
Virgem continua na sua maré estranhamente positiva (mas sem resultados) de boa influência planetária. Este mês, porém, há uma alteração curiosa: Vénus leva-o a sentir atracção por pessoas de moralidade duvidosa, casos fugazes ou superficiais e uma tendência para seguir instintos de forma primitiva, sem considerar riscos. Ora… Toda a gente sabe que moralidade duvidosa é muy sexy.

Balança
Estarás mais activo do que nos últimos meses, mas também com mais stress. O teu interesse financeiro foi despertado e decidiste magicamente expandir e impor a tua motivação e o teu trabalho. A boa notícia é que tens muitas hipóteses de conseguir progressos, a má notícia é que vai haver sempre alguém a fazer o mesmo e com o caminho mais facilitado. Mantém a calma, invoca o teu Stan Lee interior e acredita que o Bem vencerá.

Escorpião
As tuas relações não vão ser afectadas pelos planetas este mês, mas não te esqueças que Deus existe e ninguém está a salvo.

Sagitário
Qualquer situação relacionada com dinheiro é possível este mês: negócios, ganhos, cálculos, aquisições, falsificação. Contudo, não é boa ideia pedir empréstimos ou começar novas iniciativas financeiras; em vez disso é um mês favorável para retomares ideias antigas, adiadas ou interrompidas, até mesmo para recuperar dinheiro ou bens que te pertençam por direito. O importante em tanta transacção é mesmo não desperdiçares dinheiro com coisas giras.

Aquário
Parece que, a nível amoroso, o Universo te odeia e a configuração planetária continua a enviar-te solidão, desapontamento, traição, traumas, frustrações e outras coisas do género, mas passando essa parte à frente a boa notícia é que, profissionalmente, estás iluminado e vais conseguir muita satisfação.
Não significa que seja fácil, mas vais ter muita capacidade de trabalho, ideias geniais e criativas, vais atravessar um período fértil nunca antes visto, principalmente se isso incluir escrever, falar, partilhar e publicar informação. Mas como tudo o que sobe, desce (a profundidade semântica é um dos meus talentos secretos), é bom que aproveites porque esta fertilidade pode acabar muito em breve.

Peixes
Vais começar o ano com uma febre real ou metafórica, depende se apanhaste frio na Passagem de Ano. Se por acaso for metafórica, as situações terão tendência para sair do teu controlo e desafiar as tuas decisões cuidadosamente pensadas e calculadas por semanas e semanas de reflexão. O final do mês trará alguma calma e clareza, mas não o suficiente. O descanso que procuras só chega na Primavera.
Profissionalmente, vais ser levado a participar em conferências, reuniões, manifestações, concertos ou outras acções onde podes conhecer pessoas com interesses semelhantes ou reencontrar antigos colaboradores.