previsões do
Além
ilustração de
Xana Ramos

Horóscopo IP4 | Setembro

xana_virgo

Virgem, signo do mês
Setembro sempre foi a tua praia. Há algo de extremamente confortável na mudança de estação, mesmo que este ano não pareça que vá mudar muito e quase que dê para prever Verão até ao Natal, e a chegada deste lindo mês traz a tua melhor versão carpe diem, apetece-te fazer tudo e tudo ao mesmo tempo. De qualquer das maneiras, presta atenção: a tua vida nunca vai realmente fazer sentido, mas não deves ver isso como uma coisa má, pelo contrário, é essa liberdade imensa de poderes fazer aquilo que bem te der na gana que permite que libertes todo o teu *inner-sassy-self*. És do mesmo signo do que a Beyoncé — agora pensa.

Carneiro
Soletra connosco: T-U-R-R-A-S. Se calhar é uma palavra que não ouves há muito tempo e bem podia ser o teu talento escondido, se não estivesse tão à vista. É que ultimamente, seja por frustração sentimental, profissional, familiar, económica, social, universal ou transcendental, não tens feito outra coisa senão bater com a cabeça na parede. Calma, os tempos de desespero estão quase a chegar ao fim e o Outono traz-te uma nova fase brilhante.

Touro
A mudança de estação sempre te deixou pensativo. Verdade seja dita, todas as mudanças te deixam pensativo. O que é que te atormenta tanto para seres tão saudoso? Podes fazer alguma coisa em relação a isso? Raras são as vezes em que é tarde demais. Eu sei, lamento que o teu horóscopo tenha mais perguntas do que respostas, mas tu és uma pessoa confusa, o melhor será mesmo encontrares alguém que te entenda, a ti e aos teus estados pensativos latentes.

Gémeos
Está na hora de te dedicares a uma causa mais nobre (a menos que estejas no caminho para te tornares médico e não exista isso de “mais nobre”). Como o IP4 é apologista do livre-arbítrio não vamos simplesmente dizer-te o que fazer, mas damos-te três causas às quais podes passar a dedicar o teu tempo e que vão encher o teu coração de significado: 1 Organiza uma manifestação na Avenida 1º de Maio para tirarem aqueles cartazes amarelos horríveis que andam por aí a anunciar uma festa de aniversário sem interesse, 2 Vai até Lisboa e amarra-te com fio de pesca aos brasões coloniais no Jardim do Império, se querem destruir a amada memória do nosso país, é bom que haja sangue,
3 Faz um abaixo-assinado para que os apetrechos das corridas sejam finalmente retirados, que Vila Real parece um campo de concentração e já estava na hora de não irmos de casa ao trabalho em espírito WTCC.

Caranguejo
Evitar os problemas está escrito a sangue no teu perfil zodiacal. Seja porque a tua paciência é mínima, seja porque nunca sabes lidar com eles, seja porque costumas ser o causador e, assim que podes, foges para as montanhas. Dizem que enfrentar os dramas e as dificuldades faz parte de ser adulto, mas tu és da opinião que, com a idade, afinas é o jeito para te escapulir facilmente. Bravo.

Leão
Quantas vezes temos de fazer comparações entre a tua personalidade e o temido rei da selva para que percebas que, no final, estás no topo da cadeia alimentar? É certo que podes não ter um percurso convencional, pode parecer-te que te estás a afastar dos teus objectivos, mas não há ninguém tão focado como tu — vais ver que acabas por concluir que esta ou aquela escolha foram atalhos inconscientes para o sucesso que procuravas.

Balança
Toda a gente sabe que a palavra chave é o equilíbrio, e tu mais do que ninguém, no entanto, este mês ele parecer-te-á difícil de atingir. Seja por mudanças recentes, seja pelas variações de temperatura, seja só porque as tuas hormonas estão mais flutuantes, vai ser um período bastante aborrecido, denso e com tendência a preocupações constantes. É preciso que tenhas calma, citando os antigos sábios, a vida é um autocarro, fora o condutor, tudo é passageiro.

Escorpião
Os ingleses, esse povo optimista, acham que os gatos têm 9 vidas e não 7. Até têm um provérbio sobre isso que diz A cat has nine lives. For three he plays, for three he strays and for the last three he stays. Isto para dizer que o mesmo se passa contigo (vidas metafóricas claro, não faças nada estúpido e depois os teus amigos processam o IP4). É que, quanto mais o tempo passa, mais te apercebes do teu talento natural para te transfigurares e levares rumos completamente diferentes. Talvez estejas a experimentar e a tentar perceber qual se adapta às tuas necessidades, talvez seja estranhamente gratificante ser três pessoas diferentes numa só.

Sagitário
Caro amigo Sagitário, deixa de te preocupares com a idade e com o tempo. Vale sempre mais a pena investires a tua inquietação em algo que consigas mudar, como a tua cor de cabelo (já mencionámos que os cabelos coloridos continuam na moda?), ou a tua ignorância sobre vespas asiáticas (é a vespa velutina e não a gigante asiática, como o google sugere), ou mesmo a tua solidão. Se continuares preocupado com a idade podes sempre fazer uma máscara de sangue como a Kim, mas é desaconselhável que publiques uma selfie. A Kim pode, porque a Kim é a rainha do instagram. Tu não.

Capricórnio
Há um ano, quando começámos o horóscopo IP4, a tua sorte não estava boa. Mas este ano está! ☆☆☆ Não sabemos bem o que isso quer dizer, mas parece promissor. Vais começar algo novo? Então vai correr bem. Apaixonaste-te no último fim de semana? Também vai correr bem. Alugaste uma casa nova? Vai correr bem, tem bom isolamento. Jogaste no Euromilhões? Devias ter jogado.

Aquário
Nunca foste dado a saudades, o que passou, passou, mas isso não significa que comeces de novo de todas as vezes. Chega uma altura em que todos temos esqueletos no armário, o importante é que os teus ossos se dêem bem com os ossos dos outros, e eventualmente que façam uma sinfonia sinistra de osso contra osso contra osso. Surpreendentemente, há coisas que ainda encaixam.

Peixes
É bonito ver como crescemos desde Setembro do ano passado. O horóscopo IP4 era bastante mais chato e tu ainda eras uma criança. Agora és homem de barba rija / mulher  de ancas sérias. É altura de parares por um segundo e pensares no futuro, pensares quem queres ser no Outono 2015. Estarás a revolucionar a apanha do perceve e a salvar mais vidas todos os anos? Estarás a gerir a primeira empresa transmontana de tuk-tuk? Ou, quem sabe, a promover o primeiro festival que junta manicure e hard metal? Não te esqueças de nos enviares uma carta (ou um email) daqui a um ano.