Sextas-feiras 13 em Montalegre

flyer1sexta13-2013

flyer oficial 13/12/13

Em Mourilhe, Montalegre, havia um mouro chamado Aben Ahmid que, numa viagem ao Minho, se apaixonou por uma jovem cristã chamada Leonor. O seu amor trágico trouxe uma praga a Mourilhe, condenada a ser destruída pelo fogo três vezes.* É esta lenda da Praga do Fogo, aqui muito resumida, que serve de inspiração para o próximo espectáculo em palco da Sexta-Feira 13.

Tornou-se o evento por excelência de Montalegre e actua como principal dinamizador da cultura e da cidade, juntando milhares de pessoas em terras barrosãs. O momento alto é o, já tradicional, esconjuro da queimada pelo Padre Fontes; a queimada é uma bebida feita especialmente para ocasião a partir de aguardente, maçã, mel, açúcar e ervas. Diz-se que é a queimada que protege contra feitiços e mantém afastados os seres malignos.

O próximo é já amanhã, Sexta-Feira 13 de Dezembro, e merece tarde e noite reservadas para algum surrealismo. O programa deste ano inclui feira, animação de rua, desfile de bruxas e demónios, restaurantes decorados a rigor, espectáculo no castelo, a encenação da Praga do Fogo e oferta da queimada depois de esconjurada.

*Mourilhe foi, de facto, consumida pelo fogo durante a Reconquista Cristã, em 1854 e em 1875