Os melhores sítios em Vila Real para apanhar uma seca

Em Vila Real ninguém chega a horas a lado nenhum; na melhor das hipóteses, há diferentes rankings de atraso. Durante estes meus dezanove anos de vida senti na pele vezes de mais o que é chegar atrasado, mas não o suficiente, e apanhar secas incontáveis nos mais variados locais. Hoje, com toda a paciência que me resta, vou tentar ajudar aqueles que como eu sofrem os efeitos malignos do fuso horário transmontano. Se vão combinar alguma coisa com alguém, tenham estes spots em conta, a seca inevitável que vão apanhar pode tornar-se produtiva. (Aviso: este artigo pode ser uma seca.)

ilustração_gomes copy

A esplanada da Gomes
Sou-vos sincero, não paro muito na Gomes, apesar de passar a vida a falar sobre ela com os meus amigos de fora. Quem não o faz? Porra, mas alguém vai tomar cimbalinos no Majestic ou bicas na Brasileira? Bem me parecia. A Gomes, no entanto, tem-se revelado no sítio ideal para esperar por algo ou alguém, especialmente durante as épocas veraneantes. O menu low-cost café + copo de água serve de desculpa para ler um livro ou gastar o saldo mensal de 3G no telemóvel, mas a melhor alternativa passa mesmo por apreciar o movimento da mais típica esquina da cidade. O bónus de esperar num café emblemático é que nem parecerá que estão à espera, pois é daqueles sítios aos quais se vai pelo ambiente. Um acessório na cabeça e passarão por poetas solitários.

ilustração_vilavelha copy

Vila Velha
A Vila Velha é o sítio ideal para quem não gosta de esperar sentado, devido à sua variada oferta pode muito bem ser entendida como uma mini-disneylândia das secas. Em primeiro lugar, podem andar à volta do cemitério e ver a paisagem do Vale do Corgo, apreciando obras arquitectónicas de grande interesse como o novo viaduto e a Estação de Tratamento de Águas Residuais. Para uma espera mais cultural podem ir até ao Museu de Arqueologia da Vila Velha e ainda no espírito antropológico que a exposição vos vai inspirar, podem passar no Baca Belha e beber um copo de tinto enquanto ouvem falar do MFA. Quando o vosso amigo chegar já nem vão estar tão chateados com ele.

ilustração_parque copy

Parque florestal (à noite)
Este spot é mais direccionado para as nossas leitoras, principalmente se vão marcar um encontro com a vossa cara metade. Durante o seu atraso de uma hora (que ele vai atribuir ao trânsito ou outra treta qualquer, quando sabes perfeitamente que era dia de futebol), vão poder viver na pele e em tempo real a experiência daqueles filmes japoneses perturbadores que vocês acham fixe ver em grupo aos domingos à tarde. Quem poderia recusar?

ilustração_psp copy

À porta da PSP/GNR
Se estás descontente com o regime e vives em constante conflito com a sociedade contemporânea, então este é o local ideal para estares à espera. Cinco minutos de pé num local destes e terás sempre alguém para conversar/irritar. Não tomes banho e leva roupa esfarrapada, treina a tua melhor pose estranha e arranja um saco de supermercado. Agora só falta marcar um encontro com alguém e tens uma ferramenta de luta anti-capitalista mais eficaz do que aquelas mariquices de pessoas sentadas no chão de mãos dadas. A seca é uma arma e tu não sabias.

ilustração_obras copy

A eterna futura central de camionagem
Se souberem que vão ter de esperar muito tempo, nada melhor do que acompanhar o desenrolar de uma obra qualquer. Aconselhável apenas a esperas titânicas e não recomendado para vídeos em timelapse, pelo menos se curtes vídeos em que acontecem coisas. Se fores conceptual, força. Alternativas? Hotel do parque e túnel do Marão.

Quem espera sempre alcança
Muitos mais sítios existem, o segredo é aliar o vosso conhecimento da cidade com o espírito criativo. Uma vingança também pode ser fixe, marquem encontros num bairro confuso ou no meio do Alvão (pode acontecer) e façam o vosso atrasado andar às voltas para vos encontrar, tenham é cuidado para não se atrasarem vocês. Boas secas!