Destaques | Maio

Servem os 70 anos sobre o fim da II Guerra Mundial para o Teatro de Vila Real e a UTAD organizarem este ciclo de cinema de dois dias com entrada gratuita. Além da icónica sátira de Charlie Chaplin, O Grande Ditador (5 de Maio às 14h30 e 6 de Maio às 10h30), estão em exibição três documentários que estrearam ainda este ano em Portugal:
A Noite Cairá (5 de Maio, 18h00, 75min). Em 1945 Sidney Bernstein tencionava produzir um filme com montagem de Hitchcock que constituísse prova do Holocausto e, para isso, uma equipa de filmagem registou várias horas de documentário. No entanto, essa película nunca viu a luz do dia senão até agora: André Singer, o mesmo que produziu The Act of Killing, é o realizador a pôr em foco esta série de imagens inéditas em A Noite Cairá.

From-Night-Will-Fall-US-combat-cameraman-deeper-shot-600x349

A Noite Cairá

O Homem Decente (6 de Maio às 15h00 e às 21h30, 94min), um retrato do comandante das SS, Heinrich Himmler, a partir dos seus diários, cartas e fotografias. Um dos maiores responsáveis pelo Holocausto mas que, em simultâneo, se auto-descreve como “corajoso, decente e de bom coração”.
O Espírito de 45’ (6 de Maio às 18h00, 94min), focando preferencialmente o contexto social britânico, o filme reflecte sobre o espírito de união que se viveu no Reino Unido impulsionado pela II Grande Guerra e de como este contribuiu para a criação de uma visão de uma sociedade mais justa.

11148477_10205207403483583_7906989233394523673_o

Também no início do mês, o francês The Wooden Wolf está de regresso a Portugal para pré-apresentar o seu último disco, “Moonlight Serenades Op.4″. Para esta tournée traz com ele a violoncelista Marie Langenfield, que empresta textura emotiva às canções já carregadas da emoção a que este lobo nos habituou. O concerto é em Vila Real no dia 6 de Maio, quarta-feira, num concerto duplo que conta ainda com Mute Swimmer, o cantautor britânico, também ele de regresso. Espera-se uma noite para matar (e deixar) saudades.

Dia 8, a AJIC (Associação Juvenil de Intervenção Cultural) renasce na Régua com a organização de um concerto imperdível, levando os Torto a actuar no Museu do Douro. O trio, que assinou um dos mais falados e bem recebidos discos portugueses dos últimos tempos, é também actualmente um dos produtos sónicos nacionais mais interessantes de ver em concerto. Data a não esquecer, pela celebração da música dos Torto e do futuro da AJIC.

anaclaudia_media

Já vamos bem dentro da Primavera, mas dia 28 Ana Cláudia leva ao Café-Concerto do Teatro de Vila Real um pouco “De Outono”, o seu disco editado em 2014 pelas NOS Discos. Num concerto organizado pela habitual parceria do teatro com a Covilhete na Mão, teremos a oportunidade de ouvir uma das novas vozes portuguesas a acompanhar com mais atenção. São excelentes canções, de escrita inteligente e instrumentalização apurada (a produção é de Ben Monteiro), a não perder já bem perto do final deste mês maduro recheado de frutos para todos os gostos.

Mas ainda antes de fecharmos Maio, há uma TEDx a acontecer pela primeira vez em Vila Real. Derivação independente das grandes palestras TED que pululam a internet, esta terá como título “Ali às voltas sempre!” Todas as informações sobre o evento, incluindo a lista de oradores, podem ser consultadas aqui.