Destaques | Novembro

Os Maias de João Botelho— 11 de Novembro (VR) e 26 de Novembro (BR)
É um dos filmes mais falados do ano e os cenários pintados já fizeram tantos fãs como inimigos. Os Maias, de Eça de Queirós, dispensa apresentações, e mesmo por isso o filme tem suscitado bastante curiosidade. Como se faz questão de frisar várias vezes, estes não são apenas Os Maias de Eça, mas são também Os Maias de João Botelho: são interpretação, apropriação e, mais do que isso, uma lembrança de que a História não é só História e a crítica social de Eça não é uma cristalização oitocentista, pelo contrário, hoje permanece acesa e pertinente.
O filme vai ser projectado dia 11 no Grande Auditório do Teatro de Vila Real e dia 26 no Teatro Municipal de Bragança.

thewands

© Jonas Bang

Concerto na margem Oeste — The Wands— 19 de Novembro
The Wands vão estar no Club de Vila Real pela mão da Dedos Biónicos como parte de uma tour europeia para apresentar o novo álbum, The Dawn, que saiu no início desta semana (3/11). O duo dinamarquês personaliza sem esforço o espírito dos 60 e 70, e fazem-no no todo, desde a música, às camisas e ao lettering. Uma noite de rock psicadélico e de viagem no tempo. O concerto está marcado para as 22h30 e tem entrada de 3,5€.

firstbreath

Concerto na margem Este — First Breath After Coma — 20 de Novembro
É o primeiro concerto da nova temporada Covilhete na Mão + Teatro de Vila Real. First Breath After Coma são produto nacional e lançaram o álbum de estreia, The Misadventures of Anthony Knivet, há cerca de um ano. O senhor Knivet aparentemente não teve uma vida fácil, entre  ser deixado numa ilha ou capturado por nativos, o facto é que tudo acabou bem e, passados mais de três séculos, a aventura até ganhou esta bela banda sonora. Depois da passagem por festivais como Paredes de Coura ou o Fusing, vão estar no Café Concerto às 22h30 e a entrada é livre.

videoinstalacao_suecia_520

videoinstalação de Rui Mourão na Suécia, o mentor da Residência Artística do Gif2014

O GIF está de volta — 16 a 23 de Novembro
Depois da estreia o ano passado, o GIF está de volta ao Museu da Vila Velha, desta vez com o tema videoarte. A programação adopta um formato mais folgado, apostando nas actividades durante a tarde e noite. A residência artística (inscrições abertas até 7 de Novembro) arranca já no dia 16, seguida de exposições a 17 e o encontro propriamente dito pouco depois nos dias 21, 22 e 23. À semelhança do que aconteceu com a fotografia de moda o ano passado, esperam-se conferencistas ligados à videoarte de várias formas, tanto pela sua prática artística como pela organização de eventos ou produção crítica e textual. A festa deste ano, na noite de 22, conta com os concertos de BISPO e Modernos. Para mais informação acompanha o facebook.