previsões do Além
ilustração Laura Araújo

Horóscopo IP4 | Março

Peixes, o signo do mês
Não se adivinha nada de especial a acontecer na primeira parte de Março. À medida que o mês avança, no entanto, podem começar a surgir boas surpresas, sucessos e novas metas profissionais; é provável também que o Sol enfatize as tuas qualidades de líder. A altura ambígua está finalmente a esmorecer, mas este não é o mês da clarividência, terás de esperar por Abril para teres as certezas que procuras. Até lá, ocupa o tempo com uma actividade hortícola e evita pedir dinheiro emprestado. É certo que podia haver algum benefício em ser o signo do mês, mas normalmente isso só significa que os sites e os compêndios de astrologia te vão dedicar mais uma linha de previsões, o que nem sequer é sinónimo de te acontecerem mais coisas. No IP4 queremos que este seja um mês positivo para ti, por isso oferecemos-te um .gif inspirador — que a força esteja contigo.

peixes

Carneiro
Março vai trazer acontecimentos inesperados e nem sempre bons, é possível que sintas mais vezes que o mundo é injusto, que não mereces nada disto, mas há uma grande hipótese de estas reviravoltas repentinas serem mau karma. Respira fundo e reflecte sobre o que tem sido a tua vida nos últimos dois anos, depois faz uma lista e a partir de amanhã dedica-te exclusivamente a entregar felicidade em pequenas caixinhas. What goes around comes around, já dizia Timberlake.

Touro
Vais passar por um período turbulento, que vai exigir que 1 tenhas uma forte relação com os que te rodeiam; 2 uma bússola moral inquebrável; ou 3 um escape, como dedicares-te à criação de lamas ou fugires para um ilhéu na costa da Galiza unicamente habitado por percebes e flora exótica. Tenta, no entanto, não usar a terceira hipótese muitas vezes, ou as pessoas à tua volta deixam de acreditar que estás a resolver o problema para passarem a achar, com alguma razão, que só estás a fugir. Vais ver que é menos complicado do que parece.

Gémeos
As relações vão fluir naturalmente, mas só aquelas já estáveis ou minimamente testadas; as outras, novas e imprudentes, vão trazer mais trabalho do que prazer, por isso tem calma e controla esses impulsos, está provado que a pesca furtiva não faz bem ao ecossistema. Tenta racionalizar e procura em ti a razão de estares tão desesperadamente à procura de algo novo, será que aquilo que tens não é suficiente? Será que és tu que és esquisito(a)?

Caranguejo
Depois de uma prolongada altura de reflexão, estás finalmente de volta. Aprendeste a tua lição de tolerância com Vénus e compreendes agora o porquê de dizerem que o amor governa o mundo, afinal não te parece haver nada mais importante do que dar e receber afecto. Mas olha que há, continua à procura e talvez Abril te traga a resposta.

Leão
Um bom início de Primavera para Leão: a comunicação volta ao normal e o teu poder decisivo não depende mais da magia dos 20 cêntimos, Vénus traz-te harmonia, afecto e sedução, boas relações e colaborações. A má notícia é que, depois de um pico de entusiasmo, o trabalho volta a ficar aborrecido e sóbrio; experimenta alegrar a tua zona produtiva com uma planta, um aloe vera ou um jacinto, ou, se te sentires radical, um aquário com girinos.

Virgem
Significativo sentimentalmente, Março vai devolver-te o sentido de importância de um casal, de teres alguém com quem partilhar algo quando chegas a determinado lugar. Se a abstracção semântica não te convence, tenta pelo menos cultivar expectativas realistas e uma comunicação clara com aqueles que te rodeiam, estás a tornar-te naquela pessoa que ninguém entende a não seres tu mesmo e, se para alguns isso é enigmático, para outros é só extremamente cansativo.

Balança
Marte vai finalmente aliviar algumas tensões que tens vindo a acumular durante o Inverno, minimizando a mudança mas trazendo, por vezes, assuntos do passado que preferias ter encerrado há muito tempo. Tenta não amplificar os incidentes, este pode ser um período importante para relações, aproveita as pequenas coisas e concentra-te em manter a motivação na visão mais ampla, há várias pessoas que precisam de ti e do teu discernimento para seguir em frente.

Escorpião
Vais sentir-te coberto de ideias originais e pouco conformadas, Março surge para ti como uma lufada de ar fresco, e bem estavas a precisar. Estes impulsos criativos trazem-te mais independência, mais coragem para novas experiências e mais expectativas e confiança em relação a ti mesmo. Continua a investir na criatividade e no talento, as recompensas acabam sempre por cehgar. A menos que sejas o Leonardo DiCaprio, tens todas as razões para acreditares no Além.

Sagitário
Depois de um período extremamente instável, Sagitário volta à normalidade. Consegues voltar a pensar com clareza e, felizmente, o mês passado não fizeste promessas que este mês não consegues cumprir (tudo graças ao horóscopo IP4). Este vai ser um mês de actividades solitárias e deves, no geral, evitar contar com os outros; não é que eles não gostem de ti, mas em Março o universo vai insistir na ironia de te deixar desiludido ou à espera de alguém que nunca vai aparecer, corta o mal pela raiz e, se queres mesmo ir ver o Mário Rúben — o mais jovem mergulhador da Europa com tubarões e piranhas gigantes, vai sozinho. O circo é, historicamente, o lugar dos renegados.

Capricórnio
A alteração de Vénus traz novas oportunidades sentimentais ou florescimento de algumas mais antigas, mas mesmo assim o truque está em controlar as expectativas: demasiado altas e passas por carente com problemas de entusiasmo, demasiado baixas e passas por desinteressado e calculista. O segredo é o equilíbrio, mas exige treino. Experimenta, ao acordar, pensares aquilo que mais gostavas de comer ao pequeno-almoço, pensa o suficiente nisso para teres mesmo vontade de o comer; depois levanta-te, vai ao frigorífico e lida com a desilusão.

Aquário
Depois de um mês alegremente enevoado de monogamia, voltas a acordar. Tudo correu bem em Fevereiro, o romantismo era igual a uma mantinha felpuda num dia frio, mas em Março volta a estar sol e, com ele, o teu bom-humor volta a reproduzir-se. Podem surgir várias oportunidades sentimentais, mas deves ter cuidado, ambos sabemos como é fácil caíres numa armadilha por teres dificuldade em dizer não. O facto é que as pessoas gostam naturalmente de ti, querem a tua companhia e procuram-te muitas vezes, talvez devesses aproveitar mais isso no teu dia-a-dia.