Ano Novo IP4, 12 artigos para reler

A poucos dias de completarmos quatro meses na edição do IP4, e porque o Ano Novo é sempre momento de retrospectiva, deixamos, para rever, um artigo por badalada:

Ano Novo IP4

A Midnight in Buenos Aires | A casa da minha avó — Rita Laranja
Foi o primeiro artigo publicado no lançamento do IP4 e toda a gente ficou com vontade de visitar a avó da Rita. Esta é uma sequência fotográfica luminosa e cuidada, com a qualidade a que a Rita nos continua a habituar.

Era a Ladies Night em Vila Real e eu fui — Joana Estrela
Era Setembro de 2012, a Joana Estrela veio passar uns dias a Vila Real e aproveitou para ir não a uma mas a duas Ladies Night. O drama, a emoção e a festa, rematadas com ilustrações hábeis, introduzem no IP4 o estilo descomprometido, inteligente, cómico e cartoonesco da Joana.

Onde páras tu, Ilda de Castro? — Ilídio Marques
O Ilídio foi à procura da Ilda de Castro, não a encontrou, mas no caminho uma amiga dela ainda corrigiu o artigo e ficámos a saber que a artista afinal nasceu no Mogadouro e não na Matela. Seja como for, a “Pomba da Rosinha” e outros hits vão ficar sempre para a posteridade.

Feios, Porcos e Maus — Sofia Rocha e Silva
Quem são os vilarrealenses e como se debatem pela sua herança urbana? Um artigo de reflexão flexível que apresenta, para discussão, estes citadinos sovinas na sua luta gananciosa enquanto Vila Real vai crescendo.

Os “Idiotas” de Rui Ângelo Araújo são afinal afectuosos — Ana Fernandes
“Os Idiotas” encontram-se em várias livrarias pelo país, incluindo Vila Real, para os preguiçosos há sempre a Bertrand online. Ana Fernandes encontrou Rui Ângelo Araújo e, nesta entrevista clara e descontraída, não só desvenda quem são afinal esses idiotas como nos fala da Periférica e do universo das publicações culturais.

A vergonha ou orgulho da Arte nas Barragens — Sofia Rocha e Silva
Apesar de o assunto ter passado despercebido para a maior parte das pessoas, quem passa ao lado da barragem amarela não consegue ficar indiferente. Uns gostam, outros odeiam, o problema talvez não esteja no projecto mas na estratégia da EDP.

O silenciar da rádio com sotaque — Marta Santos Silva
O artigo da Marta é dos mais informativos que o IP4 já publicou, resultado de várias semanas de investigação e entrevistas, ela escreve-nos sobre a rádio local, o seu perigo de extinção e o que isso significa para os ouvintes.

90’s barulhentos em Vila Real — Guilherme Sousa
O Guilherme investiga o substracto dos anos 90 em Vila Real, passando pelo jornal de parede S.O.N.A.R. e o programa de rádio Os Sons do Silêncio, recolhendo testemunhos, histórias e imagens do jornal, incluindo a célebre citação “Bandas de Vila Real só fazem música para engatar gajas”.

O fim da Rua Direita — Guilherme Sousa
Uma reflexão racional e emotiva sobre a rua principal de Vila Real. Qualquer conterrâneo se identifica com a descrição de uma rua viva, passando pelo seu abandono e pelas questões, tão pertinentes, sobre o futuro do centro histórico.

Soldado Milhões — Francisco Lusquiños
Baseado em factos reais, esta não é apenas uma rubrica histórica, é uma odisseia. Este relato dos feitos machões de Aníbal Milhões eleva-o ao merecido estatuto de herói e junta história com coolness como só Lusquiños consegue fazer.

Ari o Burro | A imersão — Ari Martins
A ironia afiada e o sentido de humor temerário caracterizam as crónicas de Ari o Burro, esta em particular sobre a religião. Sem preconceitos, o Ari começa de novo, questiona tudo e provoca as noções que habilmente construímos em sociedade, isto sem malícia, pelo contrário, é quase um aprendiz para quem tudo é novo e curioso.

O Design e a Autarquia — Guilherme Sousa
Abrir novos canais de discussão é extremamente necessário para a progressão social e cultural que procuramos. O design aparece no centro dessa argumentação, é aqui questionada a sua subvalorização e o seu papel enquanto instrumento da percepção colectiva.